quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Tempo de Todos os Perigos


"O votismo e o parlamentarismo são,em Portugal pelo menos,os agentes mais destrutivos de toda a competência  administrativa. Desde 1836 até hoje,toda a história do liberalismo português subsequente à ditadura filosófica de Mousinho da Silveira é a flagrante demonstração da nossa incapacidade governativa dentro de um regime parlamentar.Dessa estagnação do pensamento nacional na esfera governativa nasceu a progressiva corrupção dos caracteres poluídos e dos costumes progressivamente rebaixados,dando em resultado final a podridão profunda em que nos afundamos."

Ramalho Ortigão in As Farpas na República de 1911 

https://portugalnonevoeiro.blogspot.com/2017/01/a-factura-da-liberdade.html

https://portugalnonevoeiro.blogspot.com/2016/09/blog.html

3 comentários:

  1. E por falar em tempo de todos os perigos,deixo esta "pérola" do "anestesista" mor do regime: "Segundo o chefe de Estado, a situação de emergência “de, ano para ano, vai sendo cada vez mais grave”, na rádio, na imprensa, na televisão, e está “a criar problemas já democráticos, problemas de regime”. Marcelo Rebelo de Sousa advertiu que “a erupção do que se chama, para simplificar, populismos e outros fenómenos do género, além de causas económicas e sociais que dão lastro a isso”, assenta igualmente na “presente debilidade crescente da comunicação social”, que é, no fundo, “a debilidade crescente da democracia”.

    “E a democracia portuguesa, que tem resistido mais do que outras democracias, mesmo próximas, tem de resistir também neste domínio, antes que apareça um chamado populista que de repente canalize as insatisfações, os protestos, os recalcamentos, os ressentimentos, e não haja uma capacidade de resistência da democracia e da liberdade à altura desse desafio”, alertou." (daqui https://observador.pt/2018/11/28/o-estado-nao-tem-a-obrigacao-de-intervir-nos-media-pergunta-marcelo/ )

    ResponderEliminar
  2. Sim,mas a justiça(ou falta dela) já não preocupa tanto o dito cujo,um exemplo http://doportugalprofundo.blogspot.com/2018/12/segredos-de-justica-ha-muitos.html

    ResponderEliminar
  3. E o artigo do Rui Ramos hoje(no contexto do desafio de Montenegro a Rio para eleições directas no psd) vem a propósito https://observador.pt/opiniao/a-crise-do-psd-e-a-crise-de-todo-o-regime/

    ResponderEliminar