sexta-feira, 7 de maio de 2021

Social o Quê??Direitos a Quem??




Em exibição no Porto o circo europeu(isso enquanto os artistas nacionais ainda não podem trabalhar) com as variedades e promessas do costume,entretanto a realidade social e económica em Portugal já a seguir em baixoO "grande trabalho" do Costa(bastante elogiado na UE) e seus ministros em Portugal  a seguir(para mais ver o post Odemira?Não me Odemira) neste blog.



https://www.dinheirovivo.pt/geral/donos-de-casas-do-zmar-em-odemira-mantem-protesto-e-com-reforco-de-funcionarios-13689230.html 

"ninguém fala do que é vai acontecer com os nossos postos de trabalho e isso é preocupante", lamentou  uma das funcionárias do Zmar , explicando à Lusa que, desde 04 de janeiro, devido ao processo de insolvência do complexo turístico, está em casa.O que é certo é que são dois ordenados que têm levado um "corte", o seu e o do marido: "Estávamos em "lay-off", depois passámos para um programa de retoma e ganhávamos o ordenado mínimo" e, "agora, estávamos a ver uma luz lá no fundo do túnel e essa luz desapareceu".A trabalhadora aludia ao plano de reestruturação do Zmar aprovado na semana passada no Tribunal de Odemira, com a reabertura do complexo agendada para 28 de maio, a manutenção de 100 postos de trabalho."(mais no link acima)

Em Lisboa dias 5/6 a seguir(ao contrário do circo europeu estes não podem trabalhar ainda)


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/empresarios-da-diversao-itinerante-pedem-retoma-urgente-da-atividade

“Não compreendemos como estão a acontecer espetáculos em sala fechada, não conseguimos entender. E nós, ao ar livre, com um plano de contingência, não podemos trabalhar. É discriminação”, afirmou o presidente da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC).(mais no link acima)

5 comentários:

  1. Entretanto em última hora Supremo Tribunal Administrativo suspende a requisição civil no Zmar
    O Supremo Tribunal Administrativo deu razão aos proprietários do Zmar e suspendeu a requisição civil decretada pelo Governo para o complexo turístico, confirmou o advogado à Rádio Observador.

    ResponderEliminar
  2. https://zap.aeiou.pt/governo-imigrantes-empilhados-399688
    --- A ceramista Anna Westerlund, viúva do actor Pedro Lima, é uma das proprietárias de casas no Zmar que está contra a requisição civil do Governo. Ela queixa-se de sentir que está “a viver numa ditadura”.

    “Diz o primeiro ministro que eles têm direito a viver em condições dignas (obviamente, mas esse direito não começou ontem!)”, escreve Ana Westerlund no seu perfil do Instagram.

    “Há quanto tempo é que eles não vivem em cima uns dos outros enfiados em casas sabe-se lá em que condições. Não é desde o tempo do covid“, acrescenta a ceramista, questionando se “não são os empresários que os contratam que são responsáveis por eles?”

    “Não é o governo que fecha os olhos à quantidade deles que devem estar ilegais que cuida deles? Sou eu que sou obrigada a ceder a minha casa para os receber”, aponta ainda a ceramista.

    Anna Westerlund nota também a “situação financeira difícil” do Zmar que está em risco de insolvência e questiona “quem é que se vai preocupar com os 200 trabalhadores” do empreendimento que “vão ficar sem trabalho?”.

    ResponderEliminar
  3. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/sexta-as-9-centro-comercial-de-vila-nova-de-milfontes-tem-mais-de-20-empresas-de-intermediacao-laboral_v1318284 (investigação do sexta âs nove de ontem) Mais de 20 empresas de intermediação de mão de obra imigrante que foram abertas por sócios de diferentes nacionalidades num único centro comercial em Vila Nova de Milfontes. O Sexta às 9 detetou que, em apenas sete destas empresas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras registou mais de 500 pedidos de legalização.

    O centro comercial passou a ser dominado por estrangeiros há cerca de dois anos.

    ResponderEliminar
  4. Governo aprova lei para legalizar mais imigrantes(ver o link acima do sexta âs nove)
    07/08/2017 — Contra o parecer do SEF, os imigrantes podem agora ser legalizados apenas com "promessa" de trabalho e sem visto de entrada. ... 07 Agosto 2017 — 00:00 ... da Administração Interna (MAI) clarificar o alcance das novas regras, ... O gabinete da ministra Constança Urbano de Sousa

    https://www.dn.pt/portugal/governo-aprova-lei-para-legalizar-mais-imigrantes-8688780.html

    ResponderEliminar
  5. Novo blog https://grandefantochada.blogspot.com/2021/05/a-babel-europa.html (a propósito do dia da UE hoje)

    ResponderEliminar