domingo, 13 de outubro de 2019

Papagaios (de todas as cores e feitios)


O próximo parlamento(com muita diversidade representativa claro,já quanto a soluções para os graves problemas estruturais do país não deveremos esperar muito)na imagem abaixo




"Na civilização do espectáculo,infelizmente,a influência que a cultura exerce sobre a política,em vez de lhe exigir que mantenha certos padrões de excelência e integridade,contribui para o deteriorar moral e civicamente,estimulando o que possa nele haver de pior,por exemplo,a simples farsa.Já vimos como,ao ritmo da cultura dominante,a política foi substituindo cada vez mais as ideias e os ideais,o debate intelectual e os programas,pela mera publicidade e pelas aparências.Consequentemente,a popularidade e o êxito conquistam-se não tanto pela inteligência e pela probidade,mas sim pela demagogia e  pelo "talento" hístriónico.Assim dá-se o curioso paradoxo de que,enquanto nas sociedades autoritárias é a política que corrompe e degrada a cultura,nas democracias modernas é a cultura(ou aquilo que usurpa o seu nome) o que corrompe e degrada a política e os políticos. 
O desprestígio da política nos nossos dias não conhece fronteiras e isso obedece a uma realidade  incontestável: com variantes e matizes próprios de cada país,em quase todo o mundo,tanto o avançado como o subdesenvolvido,o nível intelectual,profissional e moral da classe política decaiu.As democracias sofrem desse desgaste e a sequela disso é o desinteresse pela política denunciado pelo absentismo nos processos eleitorais tão frequente em quase todos os países.
A que é que se deve que o mundo inteiro(ou quase) tenha vindo a pensar aquilo que todos os ditadores quiseram inculcar  sempre nos povos que subjugaram,que a política é uma actividade vil?
(do 5º capítulo do livro A Civilização do Espectáculo) 

Que Regime é Este Afinal?(parte 2)



3 comentários:

  1. Por falar em graves problemas(não falemos agora da demografia e da corrupção etc etc).Javalis arrasam hortas em Loures
    Mais de dois mil pés de couve e 1500 molhos de coentros e grelos destruídos.----noticia hoje no CM (nota: já há dois anos,ou mais,que se fala por cá em invasão de javalis,entretanto continuamos à espera de mais desenvolvimentos no caso de Tancos e de saber afinal quem é o papagaio mor do "reino",entregues à bicharada portanto)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. “A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão..”
    ― Aldous Huxley.

    ResponderEliminar