sábado, 10 de novembro de 2012

A História do 28 de Maio



Cem anos depois do 28 de Maio de 1826 e da Revolução Liberal( Uma Cronologia histórica ) veio o 28 de Maio de 1926.

Passo a transcrever um documento assinado por Gomes Da Costa após a Revolução de 1926:

"Portugueses!
A Nação quer um Governo Militar,rodeado das melhores competências,para instituir,na administração do Estado,a disciplina e a honradez que há muito perdeu.
Empenho a minha honra de soldado na realização de tão nobre e justo propósito.Não quer a Nação uma ditadura de políticos irresponsáveis,como tem tido até agora.Quer um Governo forte,que tenha por missão salvar a Pátria,que concentre em si todos os poderes para,na hora própria,os restituir a uma verdadeira representação nacional,ciosa de todas as verdades -- representação que não será de quadrilhas políticas --dos interesses reais,vivos e permanentes de Portugal.
Entre todos os corpos da Nação em ruína,é o Exército o único com autoridade moral e força material para consubstanciar em si a unidade de uma Pátria que não quer morrer.
À frente do Exército Português,pois,unido na mesma aspiração patriótica,proclamo o interesse nacional contra a acção nefasta dos políticos e dos partidos e ofereço à Pátria enferma um Governo forte,capaz de opôr aos inimigos internos o mesmo heróico combate que o Exército deve aos inimigos externos.
Viva a Pátria!
Viva a República!

Gomes Da Costa, General,Comandante em Chefe do Exército nacional."


Esse texto foi retirado do Livro " História Do 28 de Maio" de Eduardo Freitas Da Costa.


Fernando Pessoa escreveu também a propósito da crise na 1ªRepublica que só havia uma instituição com força e moral para restaurar a normalidade,e essa força era o exército.A revolução de 28 de Maio de 1926 terá sido a resposta do exército,hoje em dia teremos forças militares(digo altas patentes de capitão para cima)com força e moral para isso? Se as circunstancias actuais fossem as de 1926 seria por decreto militar de certeza mas os militares estão eles próprios ligados a organizações como a OTAN, e assim a autonomia para tomar decisões radicais estará limitada,mas a democracia com estes politicos que temos tem os dias contados.Assim qual o caminho?Se Portugal tivesse um verdadeiro conselho estratégico(em 1976 andaram distraídos)e não um conselho de estado figurante não seria preciso agir de forma radical nem chegariamos a esta situação.
O grande erro no pós abril de 74 foi a deriva ideológica esquerda versus direita(grande armadilha em que muitos cairam para mal dos estados soberanos)em que os militares se deixaram cair.
http://www.macua.org/livros/vivosemortos.html
Depois devia ter sido criado um verdadeiro conselho de estado onde os militares(como garante da soberania e nao como ideologia ou corporativismo)estivessem representados nunca deixando tudo nas maos dos partidos.Nao aprendemos nada com o que aconteceu na primeira Republica ou no liberalismo monarquico?Deixa-se apodrecer tudo para depois aparecer um Salazar ou uma ditadura militar?Andamos nisto vai para duzentos anos.


A 1ª República de 1910/26 no link seguinte http://portugalnonevoeiro.blogspot.pt/2011/09/httpmembers.html

2 comentários:

  1. O objectivo e mesmo manter o sistema pois ele garante o status quo e toda a corrupcao associada,isto nao e um problema apenas de regime e de estados individuais,mas sim de todo o esquema internacional a que chamam de democracia e sociedade livre.Todos os regimes(e partidos dentro dos regimes)dependem desse esquema,por isso eles lutam para mante-lo mesmo que isso condene milhoes de pessoas a uma vida miseravel.Parece demasiado horrivel para ser verdade nao??As altas patentes dependem do sistema tal como os politicos,por isso nao ha golpe de estado enquanto nao houver outra fornada de capitaes revoltosos.Alem disso um golpe que resulte tem de ser feito a nivel europeu,se for feito apenas num estado esse estado fica isolado perante os poderes globais.

    ResponderEliminar
  2. Não parece caro Rick,é mesmo verdade.E os militares agora não podem fazer um golpe de estado pois (dizem aqueles democratas que tomam a bica a 30 centimos na A.R) estamos em democracia,e os policias não podem prender os corruptos e os traidores pois(dizem aqueles democratas)vivemos num estado de direito.Não sei se estão a ver bem o filme.

    ResponderEliminar