segunda-feira, 9 de março de 2015


Se o continente do euro souber regular-se através de poderosas políticas territoriais então a unidade monetária(o euro) servirá ao desenvolvimento da diversidade dos países,das regiões e das cidades.Mas,se ele não o conseguir fazer,então a riqueza concentrar-se-á no centro do continente enquanto que a pobreza,a exclusão e os partidos da recusa proliferarão nas periferias.
A clareza do que está em jogo e a urgência de agir tornam este livro necessário para criar um vasto debate democrático na União.
(in Euroland-Civiland publicado por www.crpm.org em 1998)

"A União Monetária Europeia constituiu um erro político,uma vez que eliminou a desvalorização apesar da enorme heterogeneidade dos países da zona euro. A saída da moeda única equivaleria à entrada de uma política de delimitação em relação à chamada "globalização".Quem rejeita uma "globalização" que submete o mundo a uma lei de mercado única que força a convergência não pode querer insistir no euro,a moeda que faz isto mesmo à Europa." (Wolfgang Streeck in Tempo Comprado)

Porque devemos sair do euro - Resistir.info

resistir.info/europa/jfa_cap_5.html

15/04/2013 - Porque devemos sair do euro. – Do absurdo às razões de esperança: novas alianças, novas estratégias. por João Ferreira do Amaral